O Factoring surgiu no Brasil em 11 de fevereiro de 1982, quando foi fundada, no Rio de Janeiro, a ANFAC – Associação Nacional das Sociedades de Fomento Mercantil - Factoring.

É uma atividade legal e mundialmente consagrada, de prestação de serviços em base contínua, conjugada à aquisição ou compra de créditos, duplicatas ou cheques, resultantes de suas vendas mercantis ou de prestação de serviços realizadas a prazo.

A sólida parceria que o Fomento Mercantil oferece, beneficia mais de 100.000 micros, pequenas e médias empresas do Brasil sustentando mais de 2 milhões de empregos diretos e indiretos. Fora do país o Factoring movimenta mais de 600 bilhões de Euros em 53 países dos 5 continentes.

O Fomento Mercantil nada tem a ver com empréstimos, financiamentos ou agiotagem. É um negócio sério e totalmente amparado pela legislação. Um valioso e interessante mecanismo de alavancagem dos negócios que desempenha um relevante papel sócio-econômico, de inestimável valor para a cadeia produtiva e essencial para a sobrevivência dos empreendedores deste país.